08/05/2012

Arlindo Lopes


 Um poeta que é orgulho de São José do Egito


O projeto "No Ritmo do Cordel", da Associação e Movimento Comunitário Aliança já inicia as ações de divulgação dos cordeslistas pernambucanos. Para iniciar contaremos um pouco da história de Arlindo Lopes, um gênio do cordel em São José do Egito, município que é berço da poesia popular. 

Arlindo Lopes mora em São José do Egito e vende seus cordéis para turistas do Brasil inteiro. (Foto: Romero Cavalcanti )

O poeta Arlindo Lopes, mais conhecido por “Pirraia”, nasceu em São José do Egito, tem 53 anos. É formado pela Faculdade de Formação de Professores de Arcoverde(Biologia) e tem especialização em Biologia pela Faculdade de Formação de Professores de Petrolina. Além de professor(da Escola Édson Simões) é pintor publicitário e cordelista. Um de seus livros de maior sucesso, conta as histórias de Severino Cassiano Pereira, conhecido como “Biu Doido” - um dos personagens mais conhecidos da região do Pajeú devido as respostas que tinha na ponta da língua para os que tentavam tirar “onda” com suas “loucuras”.  
A sensibilidade de Arlindo o faz ser um “poeta-observador” que registra o espírito inteligente do povo nordestino. Arlindo conheceu de perto figuras como Maria Bebinha, Pedro Truvinca, Zé Gago, Maria do Tigre, Mané Quelé, João Quelé, João Guará Inácio Doido, Cavalo Doido. Para o professor Nenem Patriota, Arlindo descobriu em Biu Doido seu “próprio” porque “para nos embriagar de poesia, temos que nos desvencilhar da máscara conservadora e pueril do bom senso para vislumbrarmos a sensatez do irreal”.
         Entre as obras de Arlindo Lopes, destacam-se: Face dos Sonhos, O Caixa Eletrônico, No Rio de Janeiro, A Promessa, O Marido Dominado, A Vingança Não Faz Justiça, Depois da Morte, A Porta de São José do Egito, Quanto Custa ser Pai Sem Palmatória, Amigo: Ser ou não ser, Biu Doido, As Presepadas de Pirraia e a Galinha dos Ovos d’Água.

Nenhum comentário:

Postar um comentário